Responsive Ad Slot

Política

política

Quadrilhas campães: Tudo Junto e Misturado e Nesgas Babadeiras

terça-feira, 26 de agosto de 2014

/ Jornal Olhar

Tudo Junto e Misturado e Nesgas Babadeiras são as campeãs do concurso de quadrilhas, respectivamente nas categorias Roça e Salão, da III Semana do Folclore de Campos, evento da Superintendência de Igualdade Racial, da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, realizado no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), no final de semana. A apuração das notas dos jurados aconteceu na noite desta segunda-feira (25), com a premiação das três melhores quadrilhas de roça e a primeira colocada de salão.
 
- O objetivo da prefeitura é resgatar e valorizar os movimentos culturais tradicionais de Campos, como as quadrilhas, que sempre foram fortes representantes de movimentos folclóricos, mas que estavam dispersas. A proposta era dar espaço para os segmentos culturais e conseguimos reunir estas representatividades, que fizeram um belíssimo espetáculo e que contou com um grande público prestigiando suas apresentações – destacou o superintende de Igualdade Racial, Jorge Luiz dos Santos.
 
Nove quadrilhas (seis de roça e três de salão) se apresentaram sexta-feira (22), no Cepop, na abertura da III Semana de Folclore. Na categoria Quadrilha de Roça, a primeira colocada de 2014, Arraiá Tudo Junto e Misturado, da comunidade de Santa Cruz, garantiu o tricampeonato, alcançando 48 pontos do total de 60 (9,5 no quesito conjunto, 10 em animação, 10 coreografia, 8,5 pela abertura e 10 pelo figurino). O segundo lugar ficou para a Quadrilha Coisa Roxa, com 41,5 pontos e a Arraiá São Matheus assegurou a terceira colocação, com 39 pontos.
 
- Nosso grupo tem 28 anos de existência e arrasamos mais uma vez, sendo tricampeãs no Cepo, na Semana do Folclore. Estamos muito felizes e agradecemos a oportunidade de mostrar a todos nosso trabalho – destacou a representante da Tudo Junto e Misturado, Zair Antônia dos Santos, a Dona Neguinha de Santa Cruz, que recebeu o troféu em nome do grupo Estrela Dalva, da campeã Quadrilha de Roça Arraiá Tudo Junto e Misturado.
 
Na categoria Quadrilha de Salão, três grupos se apresentaram na III Semana do Folclore: Coisa Roxa, Cigano Popó e Nesgas Babadeiras. Houve premiação, com entrega de troféu, apenas para a primeira colocação. Com dramatização baseada na minissérie Hoje é Dia de Maria, o Arraiá Nesgas Babadeiras levou 10 dos jurados em todos os quesitos. 
 
- Viramos noites preparando tudo e somos uma comissão, que fez cada coisa com muito amor, para apresentar um belo espetáculo. Nossa apresentação foi baseada em Hoje é Dia de Maria, só que a nossa personagem Maria, que eu interpretei, tinha a missão de encontrar o noite de São João, que Asmodeus escondeu. Quando ela acha, acha todas as quadrilhas, dança e festa folclórica que retratamos – contou Zaira Racher, que, junto com colegas da Nesgas Babadeiras, recebeu o troféu de melhor Quadrilha de Salão da III Semana do Folclore, no Arraial do Cepop.


Fonte: Secom Campos dos Goytacazes
Mais
© Jornal Olhar
Todos os direitos reservados.