Responsive Ad Slot

Política

política

“Limpa Paraíba” acontece nesta quinta-feira em Campos

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

/ JORNAL OLHAR

A Secretaria de Meio Ambiente realiza nesta quinta-feira (7), o projeto “Limpa Paraíba”, ação em parceria com as Secretarias de Limpeza Pública, Praças e Jardins e Defesa Civil, para conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação do Rio Paraíba do Sul, o principal recurso da bacia hídrica do município. A ação, que contará com voluntários também da ong Rema Campos, prevê a catação de resíduos descartados nas margens esquerda do Paraíba (lado de Guarus), entre as pontes Leonel Brizola e da Lapa, até o limite da lâmina d´água. A concentração será às 8h, no Cais da Lapa.

- O objetivo é desenvolver ações que reforcem a ideia de valorização da água, bem natural indispensável à vida, buscando sensibilizar a população, para evitar e ajudar a combater a prática de jogar lixos nos rios, lagoas e canais. Estamos convidando diferentes setores da sociedade a participar do “Limpa Paraíba”, a fim de envolver as comunidades e conscientizar as pessoas de que todo lixo deve ser jogado em local apropriado, para não poluir o meio ambiente – destaca o secretário Zacarias Albuquerque.

O secretário de Meio Ambiente informa também, que o “Limpa Paraíba” acontecerá periodicamente, criando uma oportunidade de interação entre governo e sociedade na defesa de um bem comum: água doce e potável.  “Promoveremos com regularidade, a remoção do lixo seco, como latas, vidros, pet e pneus descartados no Rio Paraíba. Queremos inserir a população nesta ação de defesa de nossos recursos hídricos”, destaca Zacarias, acrescentando que a mobilização incluirá eventos, como palestras, passeatas, abraço ao rio e catação voluntária de resíduos.
 
Veja aqui como funcionará o Limpa Paraíba:

- Da concentração, no Cais da Lapa, os participantes sairão, por volta das 8h, pelas margens do Rio Paraíba, em direção à Ponte Leonel Brizola,  retornando para o ponto inicial.
- No trecho da operação de catação, os participantes irão catar os resíduos descartados nas margens do rio indo até o limite da lamina d’água, usando equipamentos de segurança (colete e luvas) e identificação.
- Os resíduos coletados serão armazenados em sacos e depositados temporariamente no barco de apoio ou nos pontos de saída e chegada para posterior recolhimento e destinação.
- Equipes da Secretaria de Limpeza, Praças e Jardins farão a limpeza vegetal, roçando a macega e a vegetação invasora.

Fonte: Secom Campos dos Goytacazes
Mais
© Jornal Olhar
Todos os direitos reservados.